• Desenhow

Você sabia que desenhar extrapola a folha de papel?


Fonte: Mídia do Wix

A especialista Mônica Pessanha bateu um papo com a Equipe Desenhow e nos esclareceu várias dúvidas sobre a importância do desenho para o desenvolvimento da criança e como desenhar pode ajudar a criança a revelar suas emoções!

Aqui na Desenhow, o desenhar é sagrado: os traços, as cores e os rabiscos se tornam obras de arte. E o sorriso das crianças ao ver seus desenhos eternizados em quadros é o nosso combustível para continuar inovando e seguir em frente.

Você sabia que o desenho é muito mais que aquele momento em que você dá para a criança uma folha em branco e ela finalmente fica distraída? O desenho ajuda as crianças a desenvolverem habilidades motoras finas, expressarem as emoções, além de ajudá-las a se socializarem com os amigos, na família e na escola, criando memórias afetivas e estreitando a relação dos pais com seus filhos. Existem ainda inúmeros outros benefícios, sejam eles pessoais, sociais ou acadêmicos.

E para nos trazer melhor conhecimento sobre o assunto, convidamos a psicopedagoga e psicanalista de crianças e adolescentes, Mônica Pessanha, para dividir conosco sua experiência profissional, demonstrando como o desenho pode de fato contribuir de maneira tão importante para o desenvolvimento das crianças:


Desenhow: Muitos de nós já ouvimos de pediatras ou diretores de pré-escola que as habilidades motoras finas são um fator de desenvolvimento importante para as crianças. No que consistem tais habilidades, exatamente?

Mônica Pessanha: Habilidades motoras finas são as habilidades que ajudam as crianças a realizarem tarefas tediosas como fechar o zíper de um casaco, segurar uma colher ou um garfo e escrever com uma caneta ou um lápis, por exemplo. Essas habilidades serão necessárias para que as crianças tenham sucesso em sua rotina diária e, mais tarde, também se tornarão importantes para o sucesso no desenvolvimento da criança na escola.


Desenhow: O desenho pode ajudar crianças a expressar emoções?

Mônica Pessanha: Não apenas as crianças, mas também os adultos! Há uma variedade de maneiras pelas quais as crianças podem expressar seus sentimentos, mas nem todas elas se expressam da mesma forma. Crianças que têm problemas para articular seus pensamentos e emoções podem se beneficiar ao desenhar com os pais – mesmo que não sejam estimuladas a desenhar nada em particular ou mesmo que somente pensem sobre seus sentimentos enquanto colocam o lápis e as cores no papel.


Desenhow: Por que é importante ajudar a criança a expressar suas emoções?

Mônica Pessanha: Processar sentimentos e emoções é uma atitude saudável de vez em quando, mesmo que tudo pareça estar indo bem na vida de seu filho. Na verdade, isso pode impedi-los de reprimir seus sentimentos ou reprimi-los até que finalmente tenham um colapso! Se seu filho parece particularmente mal-humorado ou experimentou algo desagradável recentemente, pode ser o momento ideal para se senta junto dele.


Desenhow: Como desenhar junto com a criança pode ajudar no vínculo entre pais e filhos?

Mônica Pessanha: Todos nós sabemos o quão importante é passar o tempo com nosso filho e qualquer atividade feita ao lado dele é um esforço que vale a pena. A união pode ter benefícios adicionais, no entanto, desenhar coloca você no mesmo nível de seu filho ou filha e permite que vocês desfrutem naquele momento de um interesse comum. Também permite que o pequeno veja outro lado seu, menos estressado e mais brincalhão! Além disso, o desenho – como já mencionei – tende a despertar sentimentos e emoções que podem ajudá-lo a construir uma conexão entre pais e filhos que talvez não seja possível com outras atividades, como esportes ou jogos de tabuleiro, por exemplo.

Por aqui desenhar é levado a sério e os pequenos são miniartistas renomados com direito a exposição nas paredes do quarto, da sala e até do corredor de casa. Que tal pegar algumas folhas, lápis, giz de cera, canetinha e tudo que desejar, sentar-se na mesa e convidar o seu filho para desenhar junto com você?


#desenhow #desenhowparamim #eternizeodesenhodoseufilho #artenaeducacaoinfantil

#importanciadesenhar #importanciadesenhocrianca #desenhodecrianca #desenvolvimentoinfantil #artenaeducacao



 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.