• Desenhow

Significado dos desenhos de crianças durante a pandemia

Atualizado: 25 de Abr de 2020


Este é o de Alessandra Albuquerque, de 11 anos, que vive Fortaleza, no Ceará. Foto: Divulgação/Unicef

O Unicef lançou a campanha “Sentimentos no papel”, para entender o que as crianças pensam sobre a pandemia de coronavírus. O projeto incentiva as famílias para que perguntem a meninas e meninos o que pensam sobre a epidemia mundial de Covid-19 e que postem os desenhos de crianças feitos neste momento em todos os países.

Reportagem do portal da revista IstoÉ mostra que, por meio de desenhos, os pequenos contam que sentem falta da escola, mostram que o novo coronavírus assusta, mas os desenhos de crianças também trazem mensagens de esperanças.


O que dizem os desenhos de crianças

A reportagem traz depoimentos comoventes de meninos e meninas sobre o isolamento social. Lucas Fontoura, de nove anos, usou o papel para expressar diferentes sentimentos que fazem parte de seu dia a dia atualmente. “Eu tenho várias emoções. É muito confuso. Num dia eu estou triste porque não posso sair de casa, não posso ver meus amigos. No outro, estou feliz porque aprendi uma coisa nova”, afirma o garoto.

Já Alessandra Albuquerque, de onze anos, afirma que sente saudade de abraçar e beijar a avó, o avô e a mãe, assim como Sofia Baldinato, de cinco anos, que desenhou a família acompanhada de corações.

Uma matéria do portal de notícias G1, também sobre a campanha do Unicef, afirma que os desenhos de crianças projetam a falta que os pequenos sentem de amigos da escola, avós, esportes e da natureza, de brincar ao ar livre. Veja como ajudar o seu filho a participar da campanha:

· Converse com os seus pequenos sobre o que eles pensam e sentem neste momento;

· Organize um ambiente para que a criança desenhe, crie, com papéis e lápis coloridos;

· Use os stories do instagram para postar os desenhos de crianças; pode até postar um vídeo do seu filho com o desenho falando sobre o tema;

· Na postagem, coloque a hashtag #sentimentosnopapel;

· Marque o perfil do Unicef Brasil: @unicefbrasil.

Desenhos de crianças homenageiam profissionais

Na região serrana do Rio de Janeiro, município de Nova Friburgo, os desenhos de crianças servirão como forma de estímulo aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

Segundo matéria do portal G1 da região fluminense, os desenhos de crianças arrecadados serão fixados em um mural do Hotel Sesc, que será ocupado por médicos e enfermeiros que ficarão isolados de suas famílias por medida de segurança a partir de maio.

O blog Desenhow segue acompanhando todas as ações que envolvem os sentimentos infantis durante a pandemia. Por aqui, você estará sempre bem informado e cheio de ideias novas para distrair os seus pequenos!

Referências:

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/23/desenhos-de-criancas-em-isolamento-mostram-ao-mundo-o-que-eles-mais-sentem-falta-fotos.ghtml

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2020/04/24/criancas-fazem-desenhos-com-mensagens-de-apoio-a-medicos-durante-a-pandemia-da-covid-19.ghtml

https://istoe.com.br/unicef-convida-criancas-a-desenhar-como-se-sentem-na-quarentena-durante-pandemia/


#desenhow #desenhoinfantil #campanhadesenhounicef #incentiveacriatividadeinfantil #criatividadeinfantil

 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.