• Desenhow

Política é assunto de criança


Fonte: Mídia do Wix

Em ano de eleições, é praticamente impossível deixar as nossas crianças fora do ambiente político e das conversas sobre candidatos e partidos. Esse debate pode ser muito saudável se aproveitarmos o momento e as notícias para começarmos a formar pequenos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Por isso, o blog Desenhow traz este texto, com orientações simples para mães e pais transformarem a política em um tema interessante para toda a família.


Um manual para os pequenos

De olho na curiosidade das crianças, o jornal infantil Joca lançou o “Manual das eleições”, que pode ser lido online. Basta que pai, mãe ou professores preencham um formulário e tenham acesso gratuito ao material, ao lado dos pequenos, que irão se interessar e aprender de forma leve e simples sobre o processo eleitoral brasileiro.

“Se as crianças não tiverem formação para ler notícias e não exercitarem o senso crítico, iremos perder uma geração inteira que poderia (e deveria) promover as mudanças que tanto queremos para o país”, explica Stéphanie Habrich, fundadora do Joca.


Como conversar sobre política com as crianças?

Você pode estar se fazendo a pergunta acima, afinal, não é um assunto fácil nem para os adultos, imagina para os pequenos... Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para ajudar pais, mães e familiares a colocar a política à mesa da família.

· Deixe claro para os seus filhos que cada pessoa tem o direito de pensar diferente e que essa é uma das grandes conquistas da democracia;

· Estimule que as crianças expressem suas ideias e aprendam a ouvir os amigos;

· Envolva os pequenos nas construções de processos eleitorais, incentivando-os a ler notícias e opinar sobre o tema;

· Desenvolva atividades que abordem o assunto, como, por exemplo, fazer uma pequena eleição dentro de casa ou perguntar ao pequenos quais seriam as propostas deles, caso fossem candidatos;

· Explique às crianças a importância de pensar e agir coletivamente, como é feito em uma democracia.


Livros para ler com os pequenos

Além das dicas acima, sugerimos dois livros que podem ajudar meninas e meninos a entender melhor como funciona o processo político e eleitoral. Uma das publicações é Quem manda aqui, de Pedro Markun, que aborda questões relacionadas ao poder e governo, discutidas por crianças e para crianças.

O segundo livro é A eleição dos bichos, do mesmo autor, que trabalha temas como corrupção e o uso indevido do poder. As duas publicações são muito ilustradas e têm menos de trinta páginas, o que facilita a leitura de crianças.


Referências:


https://conteudo.jornaljoca.com.br/manual_das_eleicoes


https://lunetas.com.br/manual-das-eleicoes/


https://fundacaotidesetubal.org.br/noticias/4073/politica-e-coisa-de-crianca-sim


https://leiturinha.com.br/blog/como-ensinar-sobre-eleicoes-para-criancas/


#desenhow #blogdesenhow #educacaoinfantil


 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.