• Desenhow

Poesia: rima e criatividade para as crianças

Atualizado: 30 de Nov de 2020


Fonte: mídia do Wix

Poesia é leveza, beleza, alegria. Um poema divertido e criativo pode melhorar o dia ou até mesmo a vida inteira do seu filho e de toda a família. Crianças são curiosas e a combinação de palavras, rimas divertidas ou frases curtas e bem formadas podem fasciná-las. Por isso, o blog Desenhow dedica este espaço à importância que a poesia pode ter na formação do seu pequeno, se você também resolver entrar na brincadeira.

5 dicas de poemas para ler com os filhos

Para ajudar a entrar no mundo das rimas e dos jogos de palavras, listamos abaixo cinco títulos de poemas que têm fascinado várias gerações de crianças no decorrer dos anos. A boa poesia não envelhece; ao contrário, é uma linguagem eterna, que se adapta às diferentes épocas, permitindo leituras e releituras renovadas. Então, vamos lá. Prepare-se para entrar no rico mundo das rimas!

- O menino azul, de Cecília Meireles;

- Pontinho de vista, de Pedro Bandeira;

- A porta, de Vinícius de Moraes;

- Pessoas são diferentes, de Ruth Rocha;

- Ser criança, de Tatiana Belinky.

Ao final deste texto, trazemos os links utilizados como referências para que os poemas sejam encontrados. Foram retirados de reportagens sobre poesias para crianças nos portais Leiturinha, Lunetas e Cultura Genial.

Conhecendo alguns poetas

De acordo com os portais citados acima, o ideal é que pais e mães leiam os poemas para os filhos e, em seguida, deem breves explicações sobre os textos e os autores. Tudo de forma divertida e leve, para que a leitura seja um prazer e fonte de criatividade para os pequenos.

A reportagem do site Cultura Genial explica, por exemplo, que Cecília Meireles (1901 – 1964) foi uma famosa escritora, artista e educadora brasileira, considerada uma das maiores poetas nacionais. Também se destacou no campo da literatura infantojuvenil.

Outra escritora citada neste texto, Ruth Rocha, nascida em 1931, sempre focou a sua produção nas condições necessárias para uma infância saudável e feliz. No poema sugerido neste texto, por exemplo, ela aborda a importância da aceitação das diferenças.

Vinícius de Moraes (1913 – 1980) foi amado pelos adultos e pelas crianças. O poema citado acima, “A porta”, faz parte da sua coletânea de obras infantis “A arca de Noé” (1970).

Quer que seu filho cresça com gosto pela leitura e seja um adulto criativo? Então não abra mão da poesia. O blog Desenhow tem certeza que não só as crianças, mas toda a família irá se divertir e fazer uma viagem gostosa pelas rimas dos poemas feitos especialmente para os pequenos. Boa leitura!


Referências:

https://leiturinha.com.br/blog/10-poemas-famosos-para-ler-com-as-criancas/


https://www.culturagenial.com/poemas-infantis/


https://lunetas.com.br/poemas-sobre-infancia/

#desenhow #desenhodecrianca #poesiaparacrianca #quarentenacomfilhospequenos #filhospequenos #atividadesparacriancas #criatividadeinfantil

 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.