• Desenhow

Música para crianças incentiva a criatividade

Atualizado: 22 de Mar de 2020


Fonte: Mídia Wix

A música chama atenção dos bebês desde muito cedo. Quem tem filhos ou convive com meninos e meninas sabe a importância da música para crianças. Reportagem do portal Personare afirma que a música contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de favorecer o processo de aprendizagem.

De acordo com a matéria, a música para crianças também faz parte do processo de construção do conhecimento dos pequenos, facilitando o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade.


Desenho e música para crianças podem caminhar juntos


Assim como a música para crianças é uma expressão artística que estimula o desenvolvimento, o desenho também tem esse papel. Além disso, as duas atividades lúdicas podem auxiliar na aproximação entre pais e filhos.

Uma pesquisa desenvolvida pela Escola de Música Momento Musical, em Piracicaba, interior de São Paulo, mostra como a música para crianças pode ser utilizada no dia a dia pelos pais para estimular o desenvolvimento. A informação é do portal Neuroeducacão Musical.

Da mesma forma, uma pesquisa realizada pela instituição britânica King’s College mostra que crianças que têm a prática de desenhar até os quatro anos de idade se tornam adolescentes mais inteligentes.


Desenvolvimento: desenho e música para crianças


O blog Desenhow elaborou uma lista de competências que podem ser desenvolvidas no seu filho se a música e o desenho estiverem no dia a dia de toda a família. E, é claro, nunca é demais lembrar que as atividades lúdicas fortalecem o vínculo entre mães, pais e os pequenos. De acordo com o portal Personare, com o desenho e a música para crianças, podem ser estimuladas:


· Sensibilidade;

· Criatividade;

· Senso estético;

· Imaginação;

· Concentração;

· Afetividade.


Logo, não é difícil perceber que estimular seus filhos a trocar o celular por lápis coloridos, giz de cera, flauta, teclado ou pandeiro pode transformá-lo em um adulto mais feliz e deixar o seu lar muito mais divertido.


Convívio mais alegre e vínculos mais fortes


Uma reportagem do portal G1 dá um exemplo de como a música para crianças pode unir pais e filhos: um garoto de três anos que nasceu ao som de acordes da sanfona do pai, mesmo antes de falar já balbuciava as notas tocadas pelo exemplo sanfoneiro.

Partiu do pequeno a vontade de ter uma sanfoninha igual à do pai e, por causa do gosto pela música, os dois não se largam. Já o desenho pode mostrar aos pais o que está dentro da cabeça das crianças. “Desenhar é um comportamento primitivo, que data de 15 mil anos atrás. Por meio do desenho, tentamos mostrar a outras pessoas o que se passa na nossa mente”, afirma Rosalind Arden, coordenadora da pesquisa citada neste texto. As informações sobre a pesquisa são do site BBC Brasil.


Referências:


http://neuroeducacaomusical.com.br/os-pais-e-as-criancas-na-aula-de-musica/


http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/a-importancia-da-musica-para-as-criancas/


http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/a-importancia-da-musica-para-as-criancas/


https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/08/140818_desenho_crianca_mdb


#desenhow #desenhodecrianca #musicaincentivacriatividadeinfantil #importanciamusicacriancas

 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.