• Desenhow

Incentivar o desenho melhora o desenvolvimento infantil

Atualizado: 22 de Mar de 2020


Fonte: Mídia Wix

O que muitas mães e pais já sabem de forma intuitiva, devido ao hábito de observar as atividades e brincadeiras de seus filhos, virou objeto de estudo de uma universidade britânica: uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade Kings College London mostrou que o desenho de uma criança pode ser um indicador da inteligência do indivíduo no futuro. Mais um motivo para que os traços coloridos sejam levados em consideração na hora de analisar o desenvolvimento infantil.


Como a pesquisa científica foi feita


Segundo reportagem da Revista Crescer, os pesquisadores analisaram 15.504 crianças de quatro anos, que fizeram um desenho cada uma, a pedido dos pais. As notas, individuais, variavam de zero a doze pontos e levavam em consideração, para medir o desenvolvimento infantil, se a criança desenhava um corpo humano completo, com cabeça, tronco, pernas e braços.


Como o resultado interpretou o desenvolvimento infantil


Ainda de acordo com a reportagem, cada criança participante do estudo passou por um teste de inteligência dez anos depois, quando estava com 14 anos. A constatação foi a seguinte: os pequenos que tiveram notas mais altas no desenho feito aos quatro anos também se saíram melhor na avaliação após uma década.

Mas os especialistas afirmam que os pais podem ficar tranquilos se os filhos menores não desenharem um corpo humano com todos os membros. Eles explicam que o desenvolvimento infantil ocorre de forma gradual e pode ser estimulado sempre.


Como incentivar o desenho no seu filho


Uma reportagem da revista Pais & Filhos, no portal UOL, destaca que a participação de pais e mães durante o desenho pode ajudar no desenvolvimento infantil dos meninos e meninas. Quando os adultos inventam traços e pintam com os filhos, criam um momento de integração com os pequenos. Veja abaixo como você pode incentivar o seu filho a desenhar:

· Ofereça lápis de cor, giz de cera, papéis, borracha, todos os recursos para que a criança desenhe à vontade, o quanto quiser;

· Não tente direcionar os traços do filho para o “jeito certo” ou a forma “mais bonita”;

· Ofereça papéis em branco para estimular a criatividade da criança desde o início do desenho;

· Entregue para os pequenos desenhistas materiais confiáveis, pois lápis que quebram ou canetinhas que secam podem desanimar ao invés de incentivar as crianças;

· Nesses momentos, deixe de lado os eletrônicos e aproveite para criar momentos reais de proximidade com seus filhos, que serão lembrados por toda a vida.

Nunca é demais ressaltar que a maioria das crianças adora desenhar. O portal do Instituto Pró Criança destaca que a atividade, além de lúdica, também é uma importante forma de expressão. Portanto, criar e pintar traços é fundamental para o desenvolvimento infantil e um jeito divertido de pais e mães entenderem melhor o mundo interno de seus filhos.


Referências:


https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2014/10/importancia-do-desenho-para-o-desenvolvimento-do-seu-filho.html


https://paisefilhos.uol.com.br/familia/a-importancia-do-desenho-para-aproximar-pais-e-filhos/


http://procriancabirigui.org.br/a-importancia-do-desenho-na-infancia/


#desenhow #desenhodecrianca #desenhoinfantil #desenvolvimentoinfantil #beneficiosdesenharnainfantil #protagonismoinfantil