• Desenhow

Histórias para crianças: passatempo divertido para toda família


Fonte: Banco de imagens Canva

O blog Desenhow tem ido atrás de tarefas divertidas e úteis para que mães e pais consigam distrair os filhos neste momento em que todos devem ficar dentro de casa para se proteger. Nesta busca criativa, encontramos um passatempo que precisa apenas de um livro, computador, tablet ou celular e a vontade dos pais de falar sobre fatos curiosos: contar histórias para crianças!

Atualmente, a internet disponibiliza quase tudo – tanto coisas boas quanto ruins – e podemos usá-la, em período de quarentena, como aliada para distrair os pequenos, com a participação de toda a família. É claro que se você tiver livrinhos infantis em casa, basta resgatá-los e fazer da leitura das histórias para crianças um momento de descontração e convívio familiar. Mas se você não tiver os livrinhos ou se já tiver lido todos os que tem em casa, o blog Desenhow vai ajudar a contar historinhas divertidas, leves e educativas para seus filhos.

Histórias para crianças com comentários enriquecedores

O site Cultura Genial traz um artigo da arte-educadora e pesquisadora Laura Aidar, em que ela conta e comenta pequenas histórias infantis, para que os pais expliquem aquele “algo a mais” aos pequenos e os façam refletir sobre o que acabaram de ouvir. A leitura dessas histórias para crianças em família pode ser uma experiência interessante e abrir caminhos para trocas de ideias e conversas diversas dentro de casa.

A educadora selecionou contos de fada e fábulas antigas e faz comentários com referências atuais, facilmente compreensíveis por crianças de todas as idades. As histórias contêm ilustrações, que podem ser divididas com os pequenos.

· O patinho feio: fala sobre a importância da aceitação e sobre pertencimento;

· João e Maria: é uma fábula antiga, escrita no século dezenove, mas trata de temas atuais como criatividade e coragem para vencer os obstáculos;

· Pinóquio: trata sobre o mal que a mentira pode causar a alguém e a perda da ingenuidade infantil;

· Os três porquinhos: explica a importância de sermos precavidos e pensarmos no futuro.

Além das histórias para crianças contadas em texto, o site traz também um vídeo com um desenho animado sobre cada um dos contos, que pode ser assistido pela família inteira reunida.

Histórias e contos para dormir

O portal Bebê Atual também apresenta histórias para crianças, mas de uma forma mais curta e fácil de contar. São textos ideais para distrair os pequenos naquela hora crítica de sossegar e dormir. Algumas histórias, como Pinóquio e O patinho feio, são as mesmas do site Cultura Genial, porém escritas de forma mais concisa, próprias para aqueles minutos anteriores ao sono.

Outras histórias para crianças trazidas pelo portal Bebê Atual são: Estrelinha malandrinha, A lebre e a tartaruga e A galinha dos ovos de ouro. É diversão garantida!

A importância de contar história para crianças

Reportagem do site Estudos Kids, abrigado no Portal Terra, explica a importância do ato de ler histórias e contos para os filhos, antes mesmo que eles próprios saibam ler. Segundo a matéria, quanto mais contato as crianças tiverem com a leitura, mais elas vão se interessar pelo universo das palavras, o que certamente irá ajudá-las no desenvolvimento da linguagem e da criatividade.

Por isso, seja antes de dormir ou em qualquer outro momento do dia, as histórias infantis devem ser contadas às crianças desde os primeiros anos de vida. Então, papais e mamães, aproveitem a quarentena e leiam muito para seus filhos!

Referências:

https://bebeatual.com/historias

https://www.culturagenial.com/historias-infantis-contos-para-criancas/

https://www.estudokids.com.br/historias-para-ler/

#desenhow #atividadesnaquarentena #leituraparaospequenos #leituraemfamilia #atividadesemfamilia #filhospequenos

 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.