• Desenhow

Dia das crianças na pandemia


Fonte: Banco de imagens Canva

O Dia das Crianças é uma das datas mais aguardadas pelos nossos filhos no calendário anual. Por que será? Será que é porque ganham presentes e programação especial em parques e centros culturais? Será que é porque fazem brincadeiras em família e entre amigos e amigas? Certamente, é por tudo isso sim. Não há segredo! Então, como já sabemos porque as crianças gostam tanto do dia delas, nós, do blog Desenhow, resolvemos ir atrás da origem dessa data tão querida.

Segundo uma reportagem feita pelo site Brasil Escola, do Portal UOL, a data é comemorada em todo o mundo, mas cada país escolhe um dia para celebrá-la, de acordo com a história e os costumes dos diferentes povos. De acordo com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), foi convencionado o dia 20 de novembro para que as crianças sejam festejadas. Isto porque foi nesse dia, em 1959, que o Unicef oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, que estabeleceu os direitos válidos a todos os pequenos do mundo, como alimentação, amor e educação.

Origem da data no Brasil

Aqui no Brasil, a ideia da data surgiu antes, em 1920, sugerida pelo deputado federal Galdino do Vale Filho, e foi oficializada novembro de 1924, pelo então presidente Arthur Bernardes. Ainda nas pesquisas feitas pelo blog Desenhow, descobrimos em reportagem do site Guia do Bebê que a data passou a ser amplamente comemorada no dia 12 de outubro a partir de 1960, quando a antiga fábrica Estrela lançou uma ação com a intenção de aumentar a venda de brinquedos nesse dia.

E partir desse período, o Dia das Crianças entrou definitivamente para o calendário nacional, indo muito além da venda de brinquedos, mas se tornando também um momento de festa e afeto entre pais, mães e filhos.

Como comemorar em meio à pandemia?

Todos nós estamos nos fazendo a pergunta acima, não é mesmo? Para ajudar a respondê-la, elaboramos uma lista de sugestões para animar as comemorações:

· Amigo secreto antecipado pela internet: sugira a seus filhos matarem a saudade dos coleguinhas da escola com um amigo secreto por alguma plataforma de conversa pela internet. O sorteio é feito pela internet e os presentes podem ser enviados por aplicativos de entrega. Pela plataforma, eles se encontrarão para matar as saudades e comentar os presentes.

· Piscina de plástico ou banho de mangueira: com esse calor todo, que tal antecipar a compra de uma piscina de plástico para que as crianças se refresquem e se divirtam? Pode ser colocada em uma sacada ou mesmo na cozinha do apartamento. Se você morar em uma casa, nada melhor que o velho banho de mangueira. As crianças adoram.

· Acampamento dentro de casa: colocar uma toalha no chão e fazer lanches especiais, como se estivesse acampando fora de casa, pode se tornar um dia inesquecível para os seus pequenos.

· Fazer atividades artísticas e expor nas paredes de casa: claro que nós, do blog Desenhow, não poderíamos deixar os desenhos de fora! Portanto, desafie os pequenos a fazerem obras de arte que representem o Dia das Crianças.

Vamos ficando por aqui. A nossa intenção com este texto foi ajudar as mamães e papais a transformar o Dia das Crianças em uma data divertida e inesquecível, apesar do momento difícil que ainda estamos passando. Com criatividade, alegria e muito amor, tudo é possível.

Referências:


https://brasilescola.uol.com.br/dia-das-criancas/a-origem-dia-das-criancas.htm


https://www.guiadobebe.com.br/a-origem-do-dia-das-criancas/


https://diaonline.ig.com.br/aproveite/cidades/goiania/5-ideias-legais-para-o-dia-das-criancas-em-tempos-de-pandemia/?utm_source=Paula+Falc%C3%A3o&utm_campaign=diaonline-author


#desenhow #diadascriancas #blogdesenhow #diadascriancasnapandemia #diadascriancasoquefazer

 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.