• Desenhow

Desenhos infantis podem ser sinal de inteligência

Atualizado: 22 de Mar de 2020


Fonte: Mídia Wix

Você sabia que crianças que desenham podem ser mais inteligentes do que as que não fazem questão de lápis colorido e papel? A informação é de uma pesquisa inglesa, publicada pelo site O Globo, que aponta que a prática de desenhos infantis pode resultar em adolescentes mais preparados para o mundo. Além de desenvolver a inteligência, os desenhos infantis podem ser uma forma eficaz de afastar os seus filhos do celular.


Motivos para trocar o celular pelos desenhos infantis


Muitos pais não sabem, mas quarenta minutos na frente de um celular, tablet, ou videogame libera substâncias no organismo da criança semelhantes às que causam dependência de drogas e outros vícios. O uso constante de desses aparelhos pelos pequenos também pode resultar em:


· Distúrbios de comportamento;

· Problemas no sono;

· Sintomas de ansiedade;

· Comportamentos de irritabilidade;

· Obesidade;

· Depressão.


Por isso, o acesso de crianças a esses equipamentos deve ser restrito ao menor tempo possível. Por outro lado, a prática de desenhos infantis, com o uso de lápis de cor, giz de cera, muitos papéis, tudo muito colorido e cheio de opções, não representa risco nenhum aos pequenos! E, como citado no início deste texto, ainda pode ajudar no desenvolvimento da inteligência. Ou seja, não há contraindicação, apenas vantagens.


Dicas para fazer a criança largar o celular


No blog Eu desenho, o ilustrador e professor Ivan Querino dá sugestões para que seu filho troque o celular pelos desenhos infantis. Uma das dicas é propor ao pequeno outras atividades diversas e interessantes, pois toda criança é curiosa e vai querer fazer coisas diferentes. Desenhar pode ser uma dessas atividades.

Ivan Querino lembra ainda que os pais são exemplos para os filhos, portanto se você diminuir o uso do aparelho para brincar com o seu pequeno, ele irá perceber e fará o mesmo. Outra sugestão é, quando seu filho estiver na frente do aparelho, sente ao lado dele com papel, lápis e giz de cera e comece a desenhar sem falar nada. Logo, logo ele vai soltar o celular e acompanhar você com desenhos infantis.

Cantar enquanto faz rabiscos coloridos e desenhar personagens que os filhos gostam também funcionam, segundo Querino. O importante é que a aventura seja interessante e divertida para o seu filho.


Desenhar expressa sentimentos e estimula a inteligência


Como já foi dito acima, além de ser divertido e unir pais e filhos, produzir desenhos infantis em parceria também estimula a criança a identificar seus sentimentos e desenvolver a criatividade e inteligência. Afinal, a habilidade de desenhar aos quatro anos de idade está diretamente ligada à inteligência na adolescência, por volta dos 14 anos, de acordo com reportagem do jornal O Globo online.

Portanto, mãos à obra, papais e mamães! É hora de começar a agir para tornar seu pequeno mais inteligente e saudável emocionalmente. Se a troca do celular pelos desenhos infantis for bem sucedida, toda a família só terá a ganhar.


Referências:


https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/criancas-que-conseguem-desenhar-aos-4-anos-sao-mais-inteligentes-na-adolescencia-13656465


http://www.eudesenho.com/6-dicas-para-acabar-com-o-vicio-do-celular/


#desenhow #atividadecrianca #criatividadeinfantil #desenhofilho #desenhocrianca #desenhoinfantil #desenhoinfancia #desenhosinaisinteligencia



 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.