• Desenhow

Desenho de criança para desenvolvimento e decoração infantil

Atualizado: 30 de Mar de 2020


Fonte: Mídia Wix

Todas as mamães e papais sabem que o ato de desenhar distrai e diverte os pequenos. E é sempre bom lembrar que os traços dos seus filhos podem se transformar em uma bela decoração infantil para a casa. O simples ato de rabiscar também pode representar muito para a saúde mental da criança.


Vantagens além da decoração infantil


Uma reportagem do portal Jornal Edu, que trata de assuntos relacionados à educação, mostra de que forma os rabiscos dos pequenos podem ir além da decoração infantil e serem revertidos em instrumentos para o bem-estar das crianças. O texto lista algumas vantagens:

· O desenho permite que a criança se expresse, aprimorando, assim, o controle das emoções;

· Os rabiscos coloridos estimulam atividades artísticas, fazendo com que as crianças se afastem de sentimentos de apatia e tristeza;

· Como resultado desta função terapêutica, os pequenos artistas tendem a se distanciar de quadros de ansiedade ou depressão;

· O desenho ajuda a criança na busca por sua própria identidade, quando a estimula a expressar o seu dia a dia;

· Quando seu filho desenha, trabalha com a linguagem, conhecimento e imaginação, fatores que auxiliam na formação da sua subjetividade.

Com os tópicos apontados acima, fica fácil perceber que os desenhos do seu filho, além de alegrarem uma decoração infantil, fortalecem a formação emocional saudável dos pequenos.


Dê ao seu filho liberdade para criar


Para que o ato de desenhar ocorra da forma mais saudável possível, a socióloga e especialista em Educação Infantil pela UFRJ Lourdes Atié afirma que os pais não devem ficar o tempo todo perguntando o significado dos desenhos. Em entrevista ao portal UOL, a especialista explica que, ao desenhar, nem sempre a criança sabe o que realmente quis dizer com os rabiscos. Muitas vezes, o melhor é elogiar a arte do filho e usá-la como uma diferente peça de decoração infantil. As crianças adoram!


A decoração infantil como estímulo para o desenvolvimento


Também na reportagem do portal UOL, a especialista em desenho e professora da Faculdade de Educação da USP Rosa Iavelberg explica que “o desenvolvimento da criança permite que ela faça desenhos que se estruturam progressivamente de modo mais elaborado”. Portanto, se diferentes desenhos forem usados como peças de decoração infantil, o desenvolvimento gradual do seu filho ficará, literalmente, exposto na parede!

É sempre bom lembrar também que, como afirma a pedagoga e psicóloga clínica Lucimeire Prestes de Oliveira em um artigo publicado no site Cruzeiro do Sul, o desenho é uma maneira de a criança raciocinar, pois enquanto desenha está organizando em seu interior os pensamentos e construindo as suas próprias ideias.


Referências:


https://jornadaedu.com.br/praticas-pedagogicas/desenho-na-educacao-infantil-qual-sua-importancia/


https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2012/11/08/desenhar-ajuda-a-desenvolver-percepcao-emocao-e-inteligencia-incentive-as-criancas.htm


https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/377713/o-que-revelam-afinal-os-desenhos-infantis


#desenhow #desenhodecrianca #estimularcriatividadeinfantil #desenvolvimentocrianca #decoracaoinfantil

 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.