• Desenhow

Criança e coronavírus: como orientar os pequenos

Atualizado: 14 de Abr de 2020


Fonte: Banco de imagens Canva

Reforçar os ensinamentos de prevenção às doenças respiratórias, com dicas lúdicas sobre hábitos de higiene. Essas atitudes estão em uma reportagem do jornal O Globo, sobre como lidar com criança e coronavírus.

Muitas mães e pais certamente estão preocupados ao se deparar com uma situação totalmente nova para as famílias de todo o mundo: como conversar com as crianças sobre a pandemia? Como ensinar a higiene correta, a importância de não sair de casa, reduzindo ao máximo o clima de medo e angústia entre os pequenos? O blog Desenhow foi atrás de informações para ajudar as famílias neste momento difícil.

Criança e coronavírus: como explicar a doença

Ainda de acordo com a matéria de O Globo, a melhor forma é explicar de maneira direta e simples. Que o coronavírus é um vírus novo, que ataca o sistema respiratório, para o qual ainda não há vacina e que, exatamente por isso, é tão importante a prevenção.

Quando se trata de criança e coronavírus, não é importante ressaltar o número de mortes, o que pode aumentar o pânico e a angústia dos nossos filhos em relação à pandemia.

Criança e coronavírus: dicas do Unicef

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgou uma lista de dicas para ajudar os pais a lidar com a criança e coronavírus, com orientações para confortar e proteger os pequenos diante da pandemia.

· Faça perguntas abertamente e ouça a criança, convide os filhos para conversar sobre a pandemia;

· Explique a doença de uma forma que a criança entenda, com ênfase nas formas de prevenção;

· Ensine à criança como proteger ela mesma e os amigos, destacando a importância de lavar as mãos regularmente e avisar os pais se sentirem dores no corpo, corpo quente, fraqueza, tremedeira (que são sintomas de febre), se estiverem com tosse ou dificuldade de respirar;

· Ofereça segurança e reduza o stress da criança, propiciando oportunidades para ela brincar, relaxar e se divertir;

· Mostre à criança que existem profissionais de saúde, cientistas e voluntários que estão ajudando as pessoas a atravessar a crise, que ninguém está sozinho;

· Cuide de você, para que tenha condição de servir de exemplo para os pequenos.

São medidas que podem melhorar o convívio dentro de casa, ao auxiliar pais e mães a lidar de forma mais tranquila e consciente com a relação entre criança e coronavírus, que, sabemos, não tem sido fácil.

Atividades para distrair as crianças

Além das dicas acima para lidar com criança e coronavírus, para informar os pequenos é sempre bom enfatizar aos pais a importância de atividades que estimulem a criatividade e a imaginação dos pequenos, para que eles atravessem o momento da forma mais leve possível.

Reportagem do portal G1 aponta que o desenho é uma dessas tarefas que, além de distrair, também fortalecem o laço emocional entre as famílias. Para a participação de todos os integrantes da casa, os pais podem propor, para começar, que cada um faça um autorretrato. Em seguida, que cada membro desenho o outro, o que pode ser bem divertido.

O importante é que as crianças se sintam seguras dentro de casa e todos se previnam juntos contra o coronavírus.

Referências:

https://nacoesunidas.org/como-falar-com-suas-criancas-sobre-o-novo-coronavirus/amp/

https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/guia-infantil-do-coronavirus-como-orientar-as-criancas-24283412

https://g1.globo.com/fique-em-casa/aulas-e-atividades/noticia/2020/03/26/desenho-e-pintura-para-criancas-10-dicas-de-atividades-para-fazer-em-casa-na-quarentena.ghtml


#desenhow #desenhodecrianca #atividadesnaquarentenacomcrianca #comoorientarcriancascoronavirus #atividadesemcasacomcriancas #comoorientarcriancassobrecoronavirus

 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.