• Desenhow

Cozinhar com crianças estimula a criatividade

Atualizado: 30 de Mar de 2020


Fonte: Banco de imagens Canva

Panelas, espátulas, colheres, recipientes de vários tamanhos. Tudo vira brinquedo e diversão nas mãos dos pequenos. Cozinhar com crianças pode ser um grande exercício de criatividade tanto para os pais quanto para os filhos. Além de desenvolver nos meninos e meninas habilidades importantes em diferentes áreas.

Muito mais do que apenas fazer comida


O site Pequenada.com fez uma lista de habilidades que podem ser estimuladas nos filhos se os pais se dispuserem a ir para a cozinha com eles. Claro que o resultado da experiência, uma refeição ou sobremesa deliciosa, também conta. Mas, segundo reportagem do portal, cozinhar com crianças é muito mais do que isso. A atividade pode desenvolver as seguintes aptidões:


· Matemática: ao medir a quantidade de ingredientes (três ovos ou dois copos de leite, por exemplo), a criança aprende a contar de forma divertida;


· Organização: antes de cozinhar, é necessário verificar se há todos os ingredientes necessários, a quantidade de recipientes e utensílios, o que desperta na criança a

competência para se organizar antes das tarefas;


· Cultura: cozinhar com crianças abre portas para conversas sobre a origem dos pratos, a história de determinado paladar e gosto, o idioma que deu origem ao nome, abrangendo informações sobre diferentes culturas;


· Seguir normas e regras importantes: cozinhar requer seguir receitas e indicações de quantidade, de tempo e temperatura de cozimento, o que faz a criança entender a importância de seguir determinados passos pré-determinados;


· Responsabilidade: é fundamental que a criança entenda que após o término do prato a cozinha precisa ser arrumada e limpa, o que desperta no pequeno a capacidade de encerrar as tarefas de forma responsável.


Cozinhar com crianças em família: união


O site Soumamae.com.br destaca que cozinhar com crianças é uma excelente maneira de cultivar paciência e senso de colaboração, qualidades importantes para promover uma boa relação familiar.

Além disso, pode ajudar as mamães e papais na hora de incentivar nos pequenos o gosto por verduras, legumes e outros alimentos que as crianças costumam rejeitar à primeira vista. Desta forma, contribui para que a alimentação de toda a família fique mais saudável e a família mais unida!


Outras atividades em família para aumentar o vínculo


Diversão, vínculo e emoção são fatores que unem e tornam uma família mais feliz. Estimular atividades que reforcem esses fatores pode ser uma tarefa gostosa e enriquecedora. Cozinhar com crianças é uma dessas tarefas e pode vir acompanhada do ato de desenhar com os filhos. Afinal, família que cozinha unida, desenha unida!

Reportagem da revista eletrônica Pais e Filhos lembra que, ao desenhar com os filhos, os pais criam mundos, jogos, brincam e se divertem lado a lado. Portanto, mãos à obra com lápis coloridos e m ãos na massa, com farinha, água ou leite. Tenha certeza de que os seus filhos crescerão mais felizes e saudáveis.


Referências:


https://pequenada.com/artigos/cozinhar-com-criancas-divertido-didactico


https://soumamae.com.br/6-motivos-para-cozinhar-com-as-criancas/


https://paisefilhos.uol.com.br/familia/a-importancia-do-desenho-para-aproximar-pais-e-filhos/


#desenhow #criatividadeinfantil #cozinharemfamilia #atividadesparaestimularcriancas

#incentivarcriatividadecrianca

 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.