- Desenhow
Concursos de desenho animam crianças na quarentena

Com o objetivo de distrair e incentivar a criatividade das crianças na quarentena, instituições diversas têm lançado eventos virtuais e concursos relacionados ao momento de isolamento social e à pandemia de coronavírus.
Como os pequenos estão enxergando este período e de que forma retratam os dias atuais? Além de temas relacionados ao Covid-19, outros assuntos são propostos a meninas e meninos de todo o mundo. O objetivo é um só: tornar mais leve a vida de crianças na quarentena, em um momento tão pesado para todos.
Unesco e os Patrimônios Mundiais
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criou uma ação para incentivar a criatividade das crianças na quarentena. A entidade convida os pequenos de 6 a 12 anos a desenhar um dos Patrimônios Mundiais da Unesco que seja importante para o participante. Segundo o site da ONU Brasil, a seleção levará em conta a arte, a originalidade e a diversidade.
No Brasil, estão entre os Patrimônios Mundiais as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, a vista da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e o Pantanal. Entre os monumentos mundiais, estão a Muralha da China, o Vaticano, na Itália, e as margens do Rio Sena, em Paris, na França. A criança não precisa conhecer pessoalmente o local para desenhá-lo, basta que tenha algo a dizer sobre ele – pode ser a beleza, a história que conhece ou algum outro motivo.
Como as crianças na quarentena podem participar
É necessário que os pais ou responsáveis aprovem a participação dos filhos. Veja os procedimentos a seguir:
· Seguir a Unesco no Instagram;
· Curtir o post sobre a “Exposicão de Pequenos Artistas” (Unesco Little Artists Exhibition Call);
· Publicar no Instagram uma foto e uma breve descrição do desenho inspirada em um sítio do Patrimônio Mundial, incluindo nome da criança, idade e país, com a hashtag #ShareOurHeritage e a tag @unesco;
· Compartilhar o post da Unesco como stories, com as mesmas hashtag e tag.
Os desenhos das crianças na quarentena podem ser enviados até o dia 17 de maio. A Exposição de Pequenos Artistas será exibida em breve no site da Unesco.
Biblioteca promove concurso para crianças na quarentena
A Biblioteca Pública de Santa Catarina está com inscrições abertas até o dia 24 de maio para o desafio virtual de desenhos “O livro que eu li”, para crianças na quarentena até 14 anos.
O pequeno participante deve escolher uma obra literária que leu durante o período de isolamento social e desenhar algo relacionado à história, como um personagem, uma cena, uma paisagem etc.
Segundo o portal local Rádio Jaraguá, serão aceitos desenhos livres, inéditos, a lápis ou pinturas.
As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário online, disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddbfPyqSeGOoZI1K-x5_0C44f0rMbKYlb2kxmSgpTY1Tavtw/viewform
O resultado será divulgado no dia 8 de junho. Como prêmio, os vencedores ganharão um kit de livros infantis.
Resultados surpreendem e dão esperança
Em Santos, no litoral de São Paulo, uma ação que já terminou encheu educadores de esperança e ternura. Reportagem do portal G1 mostra que professores se uniram para criar um projeto que distraísse e trouxesse alegria para crianças em isolamento social.
Com a tag “desenho de janela”, meninos e meninas expressaram opiniões e visões sobre a pandemia. Um dos envolvidos no programa, o professor Renato Frosch, comemora o sucesso: “os resultados são surpreendentes, nos dão esperança em tempos tão difíceis”. Incentivar a criatividade das crianças na quarentena pode ser um exercício gostoso e recompensador!
Referências:
https://nacoesunidas.org/unesco-convoca-criancas-para-participar-da-exposicao-de-pequenos-artistas/
#desenhow #quarentenacomfilhos #quarentenacomcrianca #filhospequenos #concursodedesenho #desenhodofilho