• Desenhow

Como usar o desenho para distrair crianças em quarentena

Atualizado: 14 de Abr de 2020


Fonte: Banco de imagens Canva

O blog Desenhow tem dedicado as últimas semanas para pesquisar e oferecer a pais e mães formas leves e divertidas de distrair e entreter as crianças em quarentena. Sabemos que os pequenos, cheios de energia para gastar, podem ficar estressados e ansiosos se permanecerem em casa sem atividades ou apenas na frente do celular ou da televisão. Pensando nisso, enumeramos, neste texto, motivos para que você entregue lápis coloridos e papeis aos seus filhos para que os pequenos soltem a imaginação.

Crianças em quarentena desenham arco-íris

Em várias partes do mundo, meninos e meninas estão fazendo desenhos de arco-íris, com giz de cera, lápis e outros materiais, e colocando-os nas janelas das casas. Segundo reportagem da Revista Crescer, o objetivo é passar uma mensagem de esperança, em meio à pandemia da Covid-19.

A matéria informa que, além de expor nas janelas, as obras de arte das crianças em quarentena estão sendo postadas na internet pelos pais. Na Itália, os pequenos artistas têm exibido os desenhos juntamente com a frase “Andrà tutto bene”, que, em português, significa “tudo vai ficar bem”.

A Revista Crescer gostou tanto de ideia, que resolveu criar a hashtag #arcoirisnacrescer para que os pais brasileiros postem fotos dos desenhos de arco-íris feitos pelas crianças em quarenta. As postagens devem conter nome e idade dos pequenos. A revista irá criar posts nas redes sociais para exibir os desenhos. Gostou da ideia? Que tal colocar seu filho nessa rede de esperança?

Desenho mágico para crianças em quarentena

Outra dica interessante para distrair e incentivar a criatividade dos filhos “presos” em casa é o chamado “desenho mágico”. A dica é do portal Rondônia ao Vivo. Para que o seu filho faça “mágica” no papel, é muito fácil ter em casa o material necessário:

· Papel branco;

· Canetinha hidrográfica colorida;

· Giz de cera preto;

· Algum objeto de ponta fina, como um palito de dente ou uma lapiseira.

Por conter o objeto de ponta fina, é importante que um adulto acompanhe a atividade. A reportagem do Portal Rondônia explica que o primeiro passo é pintar a folha inteira com a canetinha hidrocor, até que o papel fique inteiramente coberto.

Em seguida, a criança deve pintar a folha inteira, por cima da canetinha, com giz de cera preto. A “mágica” desta atividade acontece quando o objeto pontiagudo é usado para raspar o giz de cera do papel e, com isso, o desenho começa a aparecer. Com certeza, será bem divertido e curioso!

Cursos gratuitos online para crianças em quarentena

“Queremos contribuir com as famílias que hoje estão em casa e precisam buscar atividades de qualidade para crianças cujas aulas foram suspensas”. A afirmação é do presidente da Faber-Castell no Brasil, Marcelo Tabacchi, em reportagem do portal do jornal O Estado de São Paulo.

A empresa criou 17 cursos online de desenho e pintura, com aulas que ensinam técnicas de quadrinho, aquarela, desenhos, criação de personagens, entre outras tarefas.

As aulas podem ser individuais ou em grupo. Os materiais indicados para participar das aulas são lápis de cor, de escrita, borracha, mas os participantes são livres para adicionar outros itens que queiram. Todas as informações estão no site da empresa alemã.

Referências:

https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,quarentena-faber-castell-libera-gratuitamente-17-cursos-online-de-desenho-e-pintura,70003247380

http://www.rondoniaovivo.com/cultura/noticia/2020/03/30/quarentenadesenho-magico-um-jeito-diferente-de-fazer-arte.html

https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2020/03/crianca-em-quarentena-desenham-arco-iris-e-colocam-nas-janelas-como-mensagem-de-esperanca.html


#desenhow #desenharemfamilia #desenharcomascriancas #atividadesdivertidasquarentena #incentivaracriatividadedascriancas #tudovaificarbem #criancasnaquarentena #desenhodecrianca

 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.