• Desenhow

Como distrair as crianças durante a quarentena

Atualizado: 30 de Mar de 2020


Fonte: Mídia Wix

O isolamento social para evitar a propagação do coronavírus é uma novidade para todos nós. As aulas foram suspensas ou se transformaram em atividades online, os parques e shoppings foram fechados e a recomendação é para que ninguém saia de casa. Uma das principais dúvidas que têm surgido entre mães e pais é: o que vou fazer com as crianças durante a quarentena?


O blog Desenhow resolveu ir atrás de sugestões e ideias e, a partir das nossas pesquisas, elaborar uma pequena lista de tarefas criativas e divertidas para distrair as nossas crianças durante a quarentena.


A importância do ato de brincar


“O ato de brincar é uma forma afetiva de fortalecer o desenvolvimento emocional. Brincar é coisa séria!” A afirmação é da psicóloga e psicanalista Thamy Carvalho, especialista em Desenvolvimento Infantil e Importância do Brincar Afetivo. Em entrevista ao site do jornal A Gazeta, ela explica que, além da diversão, a criança utiliza o brincar para conhecer e experimentar o mundo. Portanto, pais e mães, vamos usar e abusar das brincadeiras para entreter as crianças durante a quarentena.


Sugestões de atividades criativas e divertidas


Entre as dicas da Thamy Carvalho para distrair as crianças durante a quarentena, estão as atividades artísticas, como pintar, colorir, brincar com massinha e construir brinquedos com caixa de papelão.

Uma reportagem do portal do jornal O Globo fez uma lista de tarefas que podem estimular a criatividade e a diversão entre os pequenos:

· Desenhar, pois ao rabiscar e pintar, a criança desenvolve a imaginação e a afetividade;

· Aproveite para incentivar a leitura nas suas crianças durante a quarentena. Alguns sites disponibilizam livros infantis para serem baixados gratuitamente, como, por exemplo, o Domínio Público e o Espaço de Leitura, que associa a leitura a jogos;

· Contadores de histórias estão fazendo lives em suas redes sociais com enredos infantis. Entre os perfis estão @fafaconta, @maequele e @ralphenr;

· Alguns aplicativos têm playlists de músicas exclusivamente infantis, como cantigas de rodas e, claro, nada melhor do que incentivar as crianças durante a quarentena tocarem e cantarem suas próprias músicas.


Cozinhar sempre com atenção à higiene


Além das atividades listadas acima, o blog Desenhow indica também – e por que não? – que os pequenos sejam levados à cozinha para ajudar os pais a preparar as refeições, sempre de olho nos cuidados relativos à higiene, com muita água, sabão e álcool em gel.

Uma reportagem do site Seleções, do portal Terra, sugere: “não importa se a receita é doce ou salgada, leve a criança para a cozinha e deixe que coloquem a mão na massa. Além de ganhar um(a) ajudante, você conseguirá entretê-los durante esse período de reclusão.”

Portanto, atividades não faltam e, com certeza, energia para as crianças durante a quarentena também não. Já que vivemos tempos difíceis, as atividades acima podem tornar os dias de isolamento mais leves ao lado da família.


Referências:


https://www.agazeta.com.br/revista-ag/comportamento/dicas-de-atividades-para-entreter-as-criancas-durante-o-confinamento-0320


https://oglobo.globo.com/rioshow/o-que-fazer-com-as-criancas-na-quarentena-que-tal-dar-uma-variada-24314850


https://www.selecoes.com.br/sabor-de-casa/8-receitas-faceis-para-entreter-as-criancas-na-quarentena/


#desenhow #desenhodecrianca #atividadescriancaquarentena #atividadecriancadurantecrisecoronavirus #criatividadeinfantil #atividadesemcasacomcriancas

 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.