• Desenhow

Como cuidar das emoções das crianças na quarentena


Fonte: Mídia do Wix

Muitos pais e mães têm se perguntado como podem acalmar e tranquilizar os filhos neste período tão difícil de pandemia. O blog Desenhow, mais uma vez, se propõe a ajudá-los. Fizemos uma pesquisa para descobrir o que os especialistas orientam para manter a saúde emocional dos pais e das crianças na quarentena.

Vínculos entre professores e alunos

O vínculo entre o professor ou professora e estudantes é uma ligação que é construída no decorrer do ano, a cada dia, a cada contato. Como manter ou fortalecer esse vínculo em um momento de aulas online? A psicóloga e consultora pedagógica do Laboratório de Inteligência e Vida, Márcia Frederico, explica que a manutenção desses laços com as crianças na quarentena é de extrema importância. Em entrevista ao portal Porvir Inovações em Educação, ela afirma: “o professor estar ao vivo por meio de uma ferramenta para dizer ‘oi, estou aqui, como vocês estão?’ oferece uma abertura na escuta que é fundamental”.

Ela evidencia que esse movimento é muito importante na educação infantil, “etapa na qual essa relação de confiança depende muito da questão física e afetiva”.

Ambiente familiar para as crianças na quarentena

Márcia Frederico lembra que as crianças são um reflexo do ambiente familiar no qual estão inseridas. Ainda em entrevista para o portal Porvir, ela evidencia que, enquanto algumas estão em um ambiente estruturado, aproveitando para ficar mais tempo com os pais, outras moram em lares menos favoráveis, impactados por stress, ansiedade e sobrecarga da família.

A mestre em Educação Tonia Casarin complementa e afirma que as emoções sentidas pelos adultos “são contagiosas, afetam o clima da casa e, consequentemente, o comportamento das crianças”.

Dicas para um ambiente familiar emocionalmente saudável

Tonia Casarin enumerou algumas dicas para que o ambiente familiar transmita calma e segurança para as crianças na quarentena. Um clima tranquilo é essencial para que a família atravesse esse momento da melhor forma possível.

· Converse com seus filhos e pergunte-os sobre as emoções em sentem, ajudando-os a descrevê-las e a nomeá-las;

· Procure criar uma rotina para a família, por mais que isso pareça difícil;

· Envolva a criança nas tarefas domésticas, como cozinhar ou limpar a casa, por exemplo;

· Incentive atividades lúdicas e criativas, como desenhar.

Segundo reportagem do portal NE10, hospedado no UOL, a criança expressa na brincadeira, no desenho, na fantasia, o que está sentindo e o que está descobrindo sobre o mundo naquele período. A psicóloga Ana Beatriz Chamati, coordenadora do curso de Formação em Desenvolvimento Humano da Infância e Adolescência no Instituto de Psiquiatria da USP, explica que “no momento, temos um contexto coletivo presente na casa de todas as famílias.

Muitas crianças estão ouvindo algumas palavras como ‘vírus’ e ‘pandemia’, e não recebem explicação sobre o significado dessas palavras. E, ao não saber o significado, reproduzem e entendem da maneira que os recursos próprios permitem”. O que pode gerar um entendimento mais preocupante do que o ideal.

Governantes explicam às crianças

Manter a saúde mental e emocional das crianças na quarentena é tão importante que em alguns países europeus as governantes deram atenção especial aos pequenos. Matéria publicada no Jornal do Brasil informa que líderes da Noruega e Dinamarca fizeram pronunciamentos específicos para a população infantil, explicando o que é o vírus e as formas de combate.

É fundamental destacar que, ao cuidar dos pequenos, toda a família é cuidada, principalmente em momentos de medo e atenção como este que estamos vivendo.

Referências:

https://porvir.org/como-ouvir-e-lidar-com-as-emocoes-das-criancas-durante-a-quarentena/

https://jc.ne10.uol.com.br/brasil/2020/05/5608013-como-incentivar-criancas-a-desenhar-emocoes-pode-ajuda-las-no-periodo-de-quarentena.html

https://www.jb.com.br/pais/artigo/2020/05/1023875-o-exemplo-da-lideranca-feminina-no-combate-ao-covid-19.html

#desenhow #desenhodecrianca #quarentenacomcriancas #comocuidardascriancasnaquarentena #atividadescomcriancasnaquarentena

 

Brasil

  • Pinterest - Black Circle
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Desenhow.