- Desenhow
Arte para animar a quarentena do seu filho!

Muito já se falou aqui neste espaço sobre atividades para tornar os dias das crianças na quarentena mais criativos e divertidos. Hoje vamos mostrar como você pode aproveitar esse momento difícil para apresentar ao seu filho os grandes artistas mundiais das artes plásticas.
Matisse, Kandinsky, Frida Kahlo, Tarsila do Amaral e muitos outros gênios da pintura podem ser inseridos na vida dos pequenos por meio de curtas que estão a um clique dos seus dedos.
Crianças na quarentena: seis curtas sobre arte
O site Lunetas traz uma reportagem que dá dicas de como incentivar o gosto pelas artes plásticas de alta qualidade desde cedo.
O texto traz seis curtas fáceis e rápidos de assistir, que podem distrair com muito bom gosto as crianças na quarentena – e, de carona, os pais e mães também. São eles:
· “A história da arte em um minuto” – a animação do artista Cao Shu faz um panorama da história da arte por diferentes linguagens visuais. O site sugere que o vídeo seja pausado em determinados trechos, para que a criança entenda as fusões de desenhos no filme;
· “Os recortes de Matisse” – o curta está no Museu Stedelijk de Amsterdam e usa as cores vibrantes que marcam as obras de Henri Matisse para fazer uma animação com recortes abstratos, como se o próprio artista estivesse enxergando o mundo ao redor;
· “A Cuca de Tarsila do Amaral” – a artista modernista brasileira retrata a personagem folclórica Cuca, que povoa os pesadelos das crianças, de forma simpática e com bom humor;
· “O circo de Calder” – presente no Tate Kids, o artista americano Alexander Calder ficou conhecido pelos seus móbiles, esculturas suspensas que se movimentam no ar. A animação traz esses elementos em um vídeo sensível e cheio de beleza;
· “As composições de Kandinsky” – o vídeo reúne elementos da criação do russo Wassily Kandinsky, conhecido como “pai do Abstracionismo”, que dizia que a pintura era um jeito de retratar sentimentos;
· “Os autorretratos de Frida Kahlo” – a pintora mexicana é conhecida principalmente por seus autorretratos, que inspiraram o videoclipe com várias referências à obra de Frida.
Museus com atividades para crianças na quarentena
A Veja Rio também fez uma reportagem em que apresenta atividades infantis oferecidas por museus. São visitas virtuais que, novamente, podem ser feitas por toda a família. O Museu de Astronomia, Ciências e Afins apresenta o projeto brincando com a ciência, uma série de iniciativas para que crianças e jovens descubram que a ciência pode ser prazerosa.
Outra dica da reportagem é o programa #CCBBeducativoEmcasa, oferecido pelo Centro Cultural Banco do Brasil. Totalmente digital, dá às crianças que estão em casa oportunidades de criar e refletir por meio de processos pedagógicos e artísticos.
O portal Activa também fez uma curadoria de museus que oferecem atrativos para crianças na quarentena pelo mundo. Uma sugestão interessante é o Museu Smithsonian National of Natural History, que expõe esqueletos de dinossauros. Vale a pena visitar o site para descobrir os dez museus internacionais mais interessantes para serem visitados virtualmente em família!
Referências:
https://lunetas.com.br/curtas-sobre-arte/
https://vejario.abril.com.br/criancas/museus-atividades-online-criancas/